quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Operação Sorriso oferece cirurgia a pacientes com lábio leporino no RN


Começa no dia 16 de janeiro a seleção dos pacientes com lábio leporino e fenda palatina para participar do mutirão promovido pela Organização Não Governamental (ONG) Operação Sorriso. Serão realizadas cerca de 60 cirurgias corretivas gratuitas por médicos voluntários entre os dias 18 a 21 de janeiro deste mês, no Hospital Wilson Rosado, em Mossoró.

A seleção de pacientes acontece no dia 16 de janeiro, a partir das 8h, no Centro Clínico Prof. Vingt Un Rosado. Para participar, basta comparecer à seleção no dia indicado levando documentos de identificação do paciente e também do responsável (caso o paciente seja menor de idade). Pacientes e mais um familiar que residam fora de Mossoró poderão solicitar hospedagem gratuita no dia da seleção. A Operação Sorriso também oferecerá transporte do local da hospedagem ao Hospital Wilson Rosado no dia da cirurgia, além de alimentação sem custo aos pacientes.

"No ano passado tivemos grande procura na primeira missão em Mossoró. Graças ao apoio dos parceiros, conseguimos aumentar o número de vagas para cirurgia, de forma a multiplicar os sorrisos. Também estamos ansiosos para reencontrar os pacientes operados há 6 meses e ver as transformações que aconteceram em suas vidas", diz Ana Stabel, diretora-executiva da Operação Sorriso.

A Operação Sorriso continuará com a iniciativa de oferecer a avaliação odontológica para os pacientes durante a triagem e no dia 17, a fim de recuperar dentes cariados.

Assim como nas últimas edições, a Operação Sorriso promoverá um curso de fonoaudiologia para treinar profissionais locais no atendimento a pacientes fissurados. O treinamento de "Avaliação e terapia nos distúrbios articulatórios: ênfase na fissura labiopalatina" acontecerá nos dias 17 e 18 de janeiro, com exposição teórica e prática, incluindo discussões de casos clínicos em vídeo e, se possível, ao vivo, com pacientes triados no dia da triagem. O programa será conduzido pela fonoaudióloga Midori Hanayama.

Sobre a Operação Sorriso

A Operação Sorriso reúne profissionais da área da saúde de 60 países para ajudar exclusivamente a pessoas portadoras de deformidades faciais, especialmente lábio leporino e fenda palatina. Em quase 35 anos de trabalho, já transformou a vida de mais de 240 mil crianças. No Brasil, as ações tiveram início em 1997 e já foram realizados mais de 95 mil exames e avaliações especializadas e mais de 6,8 mil cirurgias em treze estados brasileiros.Para que tudo isso seja possível, trabalham, de forma voluntária, cirurgiões plásticos, enfermeiros, anestesiologistas, psicólogos, ortodontistas, fonoaudiólogos, pediatras, profissionais não-médicos e geneticistas cadastrados. O programa é desenvolvido de forma muito criteriosa, com avaliações, cirurgias e acompanhamento pós-operatório, buscando oferecer um tratamento integral que permita a reinserção social da criança.


Serviço
Programa humanitário da Operação Sorriso em Mossoró (RN) Dia de seleção dos pacientes: 16 de janeiro de 2017
Horário: a partir das 8h
Local: Clínico Prof. Vingt Un Rosado (Rua Afonso Pena, 152 - Bairro Bom Jardim) - Antigo PAM do Bom Jardim
Informações: (84) 3315-5070
Datas das cirurgias:  18 a 21 de janeiro de 2017
Local: Hospital Wilson Rosado (Rua Dr. João Marcelino, 429 - Centro)