sábado, 5 de novembro de 2016

Santa Cruz/RN: Aluno do IFRN disputa em Porto Alegre/RS etapa regional da Olimpíada Escrevendo o Futuro

http://portal.ifrn.edu.br/campus/reitoria/noticias/aluno-do-ifrn-disputa-em-porto-alegre-rs-etapa-regional-da-olimpiada-escrevendo-o-futuro/image_preview

A crônica "Nos galhos do inharé, a esperança e a fé", escrita pelo aluno Isaque Barbosa da Silva, do Campus Santa Cruz do IFRN, foi selecionada como uma das 125 semifinalistas da 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, realizada em todo o Brasil. O estudante faz o primeiro ano do curso técnico integrado em Mecânica e foi orientado pela professora Mylenna Vieira Cacho. Para chegar a essa etapa, o texto foi analisado pelas comissões julgadoras escolares Municipal e Estadual.

A etapa regional acontece entre os dias 8 e 10 de novembro em Porto Alegre/RS e tem por objetivo ampliar as habilidades de leitura e escrita e o universo cultural dos alunos, além de desenvolver com os professores atividades destinadas a contribuir para a melhoria da qualidade do trabalho docente.

Após essa etapa, serão selecionados 38 textos para a etapa nacional. A escolha e o anúncio para o público se dará nas mesmas datas e locais dos encontros regionais. A comissão julgadora regional é composta por especialistas do Cenpec, da Fundação Itaú Social, do Ministério da Educação, das Undimes, do Consed, das universidades públicas e por professores de Língua Portuguesa.

Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro

A Olimpíada realiza diversas modalidades de formação presencial e a distância para educadores, além do concurso de textos que premia as melhores produções dos alunos do 5º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. Desenvolvida em parceria com o Ministério da Educação, o objetivo é contribuir para a melhoria da leitura e escrita de estudantes de escolas públicas brasileiras.

Também são parceiros do programa na execução das ações o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Canal Futura.