quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Chuva de meteoros Oriônidas poderá ser vista na Madrugada desta Sexta-feira (21)

https://abrilveja.files.wordpress.com/2016/08/ciencia-chuva-de-meteoro-anual-perseida.jpg?quality=70&strip=all&w=680&h=453&crop=1

Na noite de 20 de outubro de 2016 ocorrerá o pico da Chuva de Meteoros Oriónidas. Os meteoros devem tornar-se visíveis, começando na noite no dia 20 de outubro, mas provavelmente, o horário mais prolífico será nas poucas horas antes do amanhecer em 21 de outubro. Você poderá observar, através de um local escuro, um máximo de cerca de 10 a 15 meteoros por hora, embora o brilho do luar possa atrapalhar a visualização este ano.

Como é padrão para a maioria das chuvas de meteoros, o melhor momento para assistir a esta chuva será entre as horas da meia-noite do dia 20 e madrugada do dia 21 -  independentemente do seu fuso horário.

Os meteoros - vaporização pedaços de gelo e poeira de cometas - serão parecidos com raios de luz no céu noturno. Eles são popularmente chamados de estrelas cadentes.

Em 2016, há uma lua crescente em declínio no céu durante o pico das Oriónidas.

 As Oriónidas decorrem de restos do mais famoso de todos os cometas, o Cometa Halley, na foto abaixo. A imagem mostra cometa Halley em sua visita em 1910. A última vez que ele visitou a Terra foi em 1986 e a sua próxima visita será em 2061.

À medida que o Cometa Halley se move através do espaço, ele deixa detritos na sua esteira que atinge a atmosfera da Terra mais plenamente em torno de 20-22 outubro, a cada ano. O cometa está longe, mas, por volta dessa época a cada ano, a Terra cruza a órbita do cometa e acaba capturando os seus detritos, que se transformam na chuva de meteoros Oriónidas.


 Se os meteoros são originários de cometa Halley, por que eles são chamados os Oriónidas? A resposta é que o nome das chuvas de meteoros anuais são originados a partir do ponto no nosso céu a no qual eles parecem irradiar. O ponto radiante para as Oriónidas está na direção da constelação de Orion, o Caçador. Daí o nome.

Ver um só meteoro no céu, já é uma grande emoção. Traga uma cadeira, cobertor ou fique no gramado - após a meia-noite ou de madrugada - e deite-se confortavelmente enquanto olha para cima. Apesar de se uma chuva um pouco modesta, estes meteoros velozes são por vezes brilhante e às vezes deixam um rastro persistente - um traço brilhante que permanece momentaneamente depois que o meteoro passar!

Resumindo: A melhor noite para a chuva de meteoros Oriónidas em 2016 é provavelmente a noite de 20-21 outubro, especialmente entre meia-noite e a madrugada de 21 de outubro. Você pode ver até 10 ou 15 meteoros por hora a partir de um local escuro, embora o brilho da lua possa interferir no show.

Do Portal Mistérios do Universo