segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Filhote de cachalote encalha na praia de Muriú, no litoral Norte do RN

Filhote de cachalote foi encontrado nesta segunda-feira (12) na praia de Muriú, no litoral Sul do RN (Foto: Cristiane Dias)

O corpo de uma cachalote (Physeter macrocephalus) foi encontrado nesta segunda-feira (12) encalhado na praia de Muriú, localizada em Ceará-Mirim, na Grande Natal, no Litoral Norte potiguar. Popularmente conhecida como baleia cachalote, a espécie ficou conhecida internacionalmente pelo romance 'Moby Dick', do escritor norte-americano Herman Melville, no entanto, o mamífero pertece a família dos golfinhos.

 De acordo com Cristiane Santos, moradora da região, pescadores encontraram o corpo do animal por volta das 6h. Este não é o primeiro encalhe de cachalotes no litoral potiguar. Em setembro do ano passado, um filhote da espécie encalhou na praia do Olho d'Água, entre as cidades de Canguaretama e Baía Formosa, no litoral Sul.

De acordo com a professora Simone Almeida, do grupo de resgate de mamíferos marinhos, uma equipe do projeto Cetáceos está sendo mobilizada para ir até o local para fazer a necrópsia da baleia e identificar a causa da morte. A equipe, no entanto, só deve ir até o local nesta terça-feira (13) pela manhã, por motivos de segurança.

As cachalotes se alimentam de lulas, polvos e peixes. Os animais também mergulham grandes profundidades para se alimentar principalmente de lulas gigantes.

Do G1 RN