domingo, 29 de maio de 2016

Quatro cidades da região Seridó estão sem abastecimento em virtude da baixa do Rio Piranhas/Açu

http://www.pragmatismopolitico.com.br/wp-content/uploads/2015/02/quem-mais-vai-sofrer-com-a-crise-da-agua.jpg

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) teve que interromper na tarde deste domingo (29) o fornecimento de água para quatro cidades da região Seridó: Caicó, Jardim de Piranhas, São Fernando e Timbaúba dos Batistas. A parada foi ocasionada pela baixa no volume de água do rio Piranhas/Açu. A água é captada em Jardim de Piranhas e bombeada através da Adutora Manoel Torres, mas com o nível atual a captação é inviável.

A Caern solicitou à Agência Nacional de Águas (ANA), através do Instituto de Gestão de Águas do Rio Grande do Norte (IGARN), o aumento da vazão no açude Curema, no município de Coremas, Estado da Paraíba, para liberar água a fim de aumentar o volume do rio Piranhas . O pedido foi atendido e a água deve chegar ao destino até quinta-feira (02 de junho). Somente com a chegada da água que será possível assegurar a retomada do abastecimento. Contudo, a Caern fará teste no Açude Itans, na tentativa de usá-lo como alternativa de abastecimento.

A água liberada pelo açude Curema percorre 110 quilômetros, passando por Pombal, Paulista e São Bento, ambos na Paraíba até alcançar o rio Piranhas em Jardim de Piranhas. Lá existe um barramento para reter a água, possibilitando a captação para a adutora Manoel Torres que transporta o produto até Caicó.