domingo, 27 de março de 2016

Facebook erra localidades de 'status de segurança' de ataque no Paquistão


Usuários brasileiros do Facebook receberam falso alerta do status de segurança após explosão no Paquistão (Foto: Reprodução/Facebook)

O Facebook ativou seu "status de segurança" para usuários de localidades fora do Paquistão após a explosão de uma bomba na cidade paquistanesa de Lahore que matou pelo menos 52 pessoas e deixou 150 feridos na manhã deste domingo (27).

Originalmente chamado safety check, o serviço entra em funcionamento após um desastre acontecer: os usuários do Facebook que estejam na área afetada recebem uma notificação da rede social questionando se estão a salvo. A ideia é que avisem amigos e parentes.
Brasileiros relataram ter recebido a seguinte mensagem: "Você está bem? Parece que você está na área afetada por a explosão em Lahore, Pakistan. Informe seus amigos que você está em segurança".
Nos Estados Unidos e no Reino Unido, também houve registros de notificações.

Localização do usuário
Para enviar a pergunta, o Facebook possui três formas de determinar a localização do usuário: pelo sistema de geolocalização próprio do app; pelo último “checkin” no serviço “Amigos por Perto”, que indica os contatos próximos; ou pela cidade em que o usuário se conectou à internet pela última vez. Caso a localização esteja errada, é possível desfazer o mal-entendido.

Se não estiver em risco, basta selecionar a opção “Eu estou seguro”. Amigos que tiverem notícias sobre a situação da pessoa também podem assegurar se ela está bem. Quem tiver amigos no local receberá avisos sobre a situação deles.


Do G1