terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Fies 2016 tem 6 mil inscritos em dez minutos



Nos primeiros dez minutos de inscrições para o primeiro semestre do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), 6 mil alunos se inscreveram para tentar o financiamento subsidiado pelo governo federal. Ao todo, são 250.279 oportunidades financiamento para instituições privadas. Neste ano, a única forma de concorrer ao Fies é atrvés da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), válida apenas as notas a partir de 2010 que sejam maior ou igual a 450 e nota da redação diferente de zero.

Além das taxas de juros mais vantajosas, o aluno tem 5% de desconto nas mensalidades da universidade e três vezes o tempo de duração do curso para fazer o pagamento.  O aluno deve ter renda familiar de até 2,5 salários mínimos por pessoa e poderá escolher uma opção de curso. Estudantes que já tenham concluído o ensino superior não podem participar da modalidade de financiamento.

Para o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, as condições para a inscrições no Fundo levam à parcela da população mais pobre a garantia de ensino de qualidade, já que mais de 65% dos contratos são oferecidos em cursos com conceito 4 e 5 nas avaliações do Ministério da Educação (MEC).

“O novo desenho do Fies dá prioridade aos cursos com nota 4 e 5. Com isso, o Estado está contribuindo com a educação brasileira e movendo todo o sistema para qualidade na formação dos jovens”, disse durante entrevista coletiva em Brasília nesta terça-feira (26). O Fies também dá importância maior as áreas consideradas importantes, como engenharias, formação de professores e saúde, que correspondem a 63% dos contratos.



Mercadante também afirmou que o orçamento para as mais de 250 mil bolsas no primeiro semestre de 2016 está garantido, assim como o aditamento dos financiamentos estudantis de outros anos. “Os que já estão no Fies terão o aditamento dos financiamentos a partir do dia 08 de fevereiro com total garantia de que todos serão atendidos”, comentou.

As inscrições para os interessados no Fies vão até as 23h59min da sexta-feira (29) pelo site http://fiesselecao.mec.gov.br. O resultado final será divulgado no dia 1º de fevereiro. O financiamento é uma das três principais iniciativas do governo federal na gestão do ensino superior, junto com o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade Para Todos (ProUni). Ao todo, os três programas garantirão mais de 600 mil vagas para o ensino superior em 2016.

Do Portal Brasil com informações do MEC